HyperLinkHyperLink

 
 
Ano 9 Junho/Julho 2009

Mercado de solo
Obra traz resultados de estudos nas favelas brasileiras




Um dinâmico mercado de compra, venda e aluguel de imóveis é responsável pela ampliação e adensamento de favelas e loteamentos irregulares nas principais metrópoles brasileiras. Esse mercado apresenta indicadores de crescimento similares aos do mercado formal e tem um forte traço de locação. “Seu funcionamento operacionaliza o acesso de famílias de baixa renda em áreas consolidadas das grandes metrópoles latino-americanas”, analisa o professor Pedro Abramo, organizador do livro ´Favela e mercado informal: a nova porta de entrada dos pobres nas cidades brasileiras`, que em breve estará também disponível para download gratuito no portal Habitare.

Organizada em 11 capítulos, a obra traz resultados do projeto ´Mercados Informais de Solo Urbano nas Cidades Brasileiras e Acesso dos Pobres ao Solo`, apoiado pelo Programa de Tecnologia de Habitação (Programa Habitare), da FINEP. A Rede Infosolo possibilitou a realização de estudos em áreas de pobreza nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Recife, Florianópolis, Salvador, Brasília e Belém. A pesquisa foi coordenada pelo Observatório Imobiliário e de Políticas do Solo (IPPUR), da UFRJ, e contou com a participação de equipes da UFPA, UFPE, UFBA, USP, UnB, UFSC e UFRGS.

O trabalho permitiu o levantamento de dados primários que revelam aspectos como condições das moradias, origem das famílias, renda familiar, inserção no mercado de trabalho, preços médios de compra e de venda, valor dos aluguéis, sistemática de comercialização e locação, fatores de atração e de repulsão na escolha da moradia. O estudo foi realizado durante dois anos, com a colaboração de associações de moradores e líderes comunitários, fundamentais para entrada dos pesquisadores nas favelas.

Com camisetas e bonés do projeto Infosolo, o que garantia a identificação, entrevistadores da própria comunidade e estudantes de arquitetura, engenharia, geociências, história e serviço social buscaram os dados a partir de um questionário com mais de cem perguntas. Os relatórios finais de cada uma das capitais já podem ser acessados. Os artigos que integram o novo livro fazem uma síntese e análise de alguns dos principais resultados destes estudos.


De acordo com Pedro Abramo, o trabalho de levantamento de dados nas favelas permitiu a consolidação de um banco de dados com dimensão nacional sobre o mercado informal de solo e a mobilidade residencial em assentamentos populares. A experiência foi ampliada e o livro apresenta também estudos sobre Buenos Aires e Bogotá, onde foram utilizados os mesmos critérios metodológicos que a Rede Infosolo empregou no Brasil.

“Em uma palavra, as cidades do continente são verdadeiros territórios da desigualdade”, sintetiza Pedro Abramo. “Em relação a essa desigualdade estrutural latino-americana, estamos seguros que a sua superação passa por identificar e caracterizar de forma ampla a demanda popular de solo urbano”, alerta.

Segundo ele, estudos que contribuam para definir uma “taxonomia” dos vários processos de produção dos assentamentos populares e uma tipologia dos agentes, estratégias e racionalidades que intervém nesses processos são fundamentais para entendimento de sua lógica e para a formulação de políticas públicas.

“A publicação desse livro abre novos horizontes para o entendimento das estratégias populares de construção e reprodução das cidades populares nas metrópoles brasileiras”, considera o professor. A expectativa é de os resultados instrumentalizem o poder público e a sociedade civil na construção de cidades mais equalitárias e democráticas.

Saiba Mais:
Capítulos de ´Favela e mercado informal: a nova porta de entrada dos pobres nas cidades brasileiras`:

1. O mercado informal de solo em favelas e a mobilidade residencial dos pobres nas grandes cidades: um marco metodológico
Pedro Abramo

2. A cidade informal COM-FUSA: mercado informal em favelas e a produção da estrutura urbana nas grandes metrópoles latino-americanas
Pedro Abramo

3. Ocupação urbana e mercado informal de solo em Salvador
Angela Gordilho Souza e Daniela Andrade Monteiro

4. Mercado imobiliário informal de habitação na Região Metropolitana do Recife
Norma Lacerda e Julia Morim Melo

5. Considerações sobre o mercado imobiliário informal na Região Metropolitana de Belém
Ana Claudia Duarte Cardoso, Anna Carolina Gomes Holanda e José Júlio Ferreira Lima

6. Há favelas e pobreza na “Ilha da Magia”?
Maria Inês Sugai

7. Vende-se uma casa: o mercado imobiliário informal nas favelas do Rio de Janeiro
Pedro Abramo e Andrea Pulici

8. Mercado informal de imóveis em São Paulo: estudo empírico da compra venda e aluguéis de imóveis em quatro favelas
Emílio Haddad e Ângela Luppi Barbon

9. Mercado imobiliário em assentamentos informais no Distrito Federal
Neio Campos e Ricardo Farret

10. El nuevo horizonte de la informalidad en el Área Metropolitana de Buenos Aires
María Cristina Cravino

11. Mercado informal de suelo en los barrios populares de Bogotá: claves para entender el crecimiento de la metrópolis
Adriana Parias Durán e Pedro Abramo

Informações e envio
de material:

Arley Reis
Redação e Edição


Mais informações sobre o projeto:

Pedro Abramo
Coordenador Projeto Infosolo
IPPUR/UFRJ
(21) 2598 1917

Andrea Pulici
Assistente de Pesquisa
IPPUR/UFRJ
(21) 2598 1917


Conteúdo relacionado:

Comunidades urbanas
Estudo mostra como cresce o mercado informal de terras em Florianópolis

Feminização da pobreza
Mercado de terras indica presença forte da mulher na comercialização

Locação
Em algumas comunidades mercado de aluguel é o mais dinâmico

Cidade "Com-Fusa"
Pesquisas colaboram com leitura sobre a dinâmica de crescimento das cidades