COLETA DE DADOS PARA MEDIÇÃO DE PRODUTIVIDADE

Simone Dall’Oglio

 

Este projeto tem por intuito criar uma metodologia para a melhoria da qualidade e produtividade em obras de carácter repetitivo. O projeto se encontra em andamento dentro de uma linha de pesquisa do NIT (Núcleo de Inovações Tecnológicas) da UNIOESTE - Univeresidade Estadual do Oeste do Paraná, através do financiamento do FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos, dentro do Programa de Tecnologia de Habitação/HABITARE.

Uma das diretrizes do projeto é a importância da coleta de dados e a forma como são coletados, neste tipo de obras especificamente.

A coleta de dados é uma das partes mais importantes no processo de melhoria da produtividade, pois é a partir dos dados coletados em obra que se faz todo o estudo de produtividade dos diversos serviços que estão sendo analisados. Para garantir que o estudo a ser realizado com estes dados representem a realidade destes termos em obra, deve-se fazer um planejamento antecipado, tomando alguns cuidados com os conceitos e métodos utilizados para medição.

A obtenção dos dados em obra é feita após uma avaliação do processo para identificar os índices de produtividade que se deseja conhecer. Quando falamos em índices de produtividade, estamos nos referindo ao número de produtos produzidos em um determinado tempo pôr um operário padrão. Conhecendo estes índices deve-se formar planilhas e adotar um método para a coleta de dados. A realização desta coleta deve ser feita por uma pessoa (apropriador) treinada ou orientada. Depois de realizada esta etapa inicia-se a fase de organização e análise de dados.

Medir a produtividade é uma arte e uma ciência que tem como variáveis principais tempo, energia, custo, receptividade pessoal e organizacional. Usar definições operacionais e entender os fundamentos da medição são essenciais para sua realização