ESTUDO DE FATORES QUE AFETAM A PRODUTIVIDADE EM OBRAS REPETITIVAS

 

OLIVEIRA, Ricardo R. (1); DALL' OGLIO, Simone (2); MARTINI, Carlos E. (2).

  1. Professor da UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  2. Acadêmicos do Curso de Engenharia Civil da UNIOESTE

Rua Universitária, 2069 - Fone (045)225-2100r.232 - 85814-110 - Cascavel - Pr.

 

RESUMO

 

Este artigo apresenta um trabalho desenvolvido por uma linha de pesquisa no NIT (núcleo de Inovações tecnológicas) da UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. O projeto de pesquisa que originou o trabalho denomina-se Metodologia para Melhoria da Qualidade e Produtividade em Obras de Caráter Repetitivo. Este projeto tem financiamento da FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos, dentro do Programa de Tecnologia de Habitação/HABITARE. O artigo descreve uma sistemática que está sendo empregada no projeto para a criação da metodologia proposta, quanto à produtividade de obras de caráter repetitivo, através de estudos de casos. O objetivo do artigo é demonstrar os passos realizados na sistemática. Inicialmente é realizado uma análise da obra repetitiva, para posterior coleta de dados dos serviços escolhidos. O trabalho apresenta dados obtidos em obras pesquisadas na cidade de Cascavel, estado do Paraná. A partir do bando de dados formado são gerados gráficos e tabelas para posterior análise dos fatores que afetam a produtividade.

 

  1. APRESENTAÇÃO
    1. Introdução
    2. O aumento da competitividade tem exigido do setor da construção civil uma busca por melhores índices de desempenho através de investimentos na gestão e tecnologia de seus processos produtivos.

      A execução de serviços em edificações requer que as pessoas e organizações que a executam correspondam a expectativas ou padrões de desempenho, isto é, que o processo aplicado na execução do serviço atinja um determinado índice de produtividade.

      No caso de obras de caráter repetitivo há uma particularidade, pois surge um fenômeno, denominado efeito aprendizagem, o qual possibilita aumentos expressivos de produtividade, através da repetição da execução dos serviços da obra. A base de todos os benefícios da repetição na construção é a operação contínua, isto é, o trabalho é realizado de forma contínua, sem alterações na equipe ou operário.

      As obras de caráter repetitivo abrangem edificações do tipo: conjuntos prediais, conjuntos residenciais e prédios altos com mais de dez pavimentos. A tabela 1 apresenta um levantamento realizado na cidade de Cascavel, onde observa-se seu potencial quanto a quantidade de obras repetitivas.

       

      Tabela 1 - Obras Repetitivas na cidade de Cascavel

      Classificação

      Total

      Área Média das Unidades (m²)

      Conjuntos Prediais

      22

      276,12

      Conjuntos residenciais

      15

      40,39

      Prédios Altos

      66

      310,57

       

    3. Objetivo

    Este artigo tem, por objetivo demostrar os passos realizados para obtenção de dados de obras repetitivas, na busca de índices de produtividade e nos fatores que afetam este índices.

    A partir dos dados coletados são formadas planilhas e gráficos, que fornecem como resultado o comportamento da produtividade dentro dos vários serviços que estão sendo analisados. De posse desses dados deve-se interferir ou não no processo, conforme os resultados que se deseja alcançar.

  2. CONCEITOS SOBRE PRODUTIVIDADE E REPETIÇÃO
    1. Produtividade
    2. A forma como a produtividade é vista, definida e melhorada é influenciada por vários aspectos, sendo eles a percepção, o conhecimento e a experiência que temos sobre o assunto.

      Quando falamos em índice de produtividade, se refere ao número de produtos produzidos em um determinado tempo por um operário. Um exemplo de obtenção de índices de produtividade na construção civil é a medição do número de metros quadrados de alvenaria, executado por um pedreiro em um terminado período:

      Índice de Produtividade = Quantidade executada

      Tempo de Execução

      A produtividade está diretamente relacionada com todos os processos que envolvem o método construtivo. Aumentar a produtividade significa maior eficiência. Produzindo mais com menos tempo, a partir dos processos disponíveis e com maior qualidade.

    3. Fatores que afetam a produtividade
    4. Diversos são os aspectos abordados quando falamos sobre fatores que afetam a produtividade ou o que causa a baixa ou alta produtividade. Muitos destes fatores apresentam dificuldade em termos de operacionalização quanto a sua apropriação ou medição. E através do controle e do gerenciamento destes fatores que podemos controlar os índices de produtividade. Dentre os fatores pode-se destacar: (1) fatores gerenciais; (2) fatores de trabalho e ambiente; (3) fatores de projeto; (4) fatores relacionados aos recursos (PICCHI, 1993).

      No caso de estudos de obras tipicamente repetitivas, verifica-se que os principais fatores que influenciam a produtividade são o efeito aprendizagem e repetição.

    5. Efeito Aprendizagem e Repetição

    É fenômeno conhecido que a repetição de uma tarefa, o treinamento e aprendizagem na sua execução, enfim a experiência, conduzem a um melhor desempenho, ou seja, um aumento (HEINECK, 1991). Várias são as razões que explicam o efeito aprendizagem: (1) familiarização como trabalho; (2) melhoria da coordenação da equipe e dos equipamentos; (3) melhoria na coordenação do trabalho; (4) melhor gerenciamento e supervisão no dia-a-dia; (5) desenvolvimento de melhores métodos de execução; (6) melhores formas de suprimento às tarefas; e (7) menores alterações nos trabalhos e redução de retrabalho (THOMAS, 1986).

    Para que os efeitos citados acima realmente ocorram, é necessário que o trabalho realizado não sofra longas interrupções e que não haja grande variação de equipes de operários.

  3. METODOLOGIA EMPREGADA
  4. O projeto está sendo desenvolvido dentro de uma metodologia, onde inicialmente faz-se uma análise da obra escolhida, para verificação do seu caráter repetitivo. Após a escolha dos serviços que serão analisados quanto a produtividade, é realizada a coleta de dados através de planilhas desenvolvidas especificamente para cada serviço. A partir dos dados coletados são gerados banco de dados que serão analisados e discutidos, através de gráficos e tabelas.

    Deste modo cria-se uma sistemática para verificação do processo, onde através dos resultados obtidos, identificam-se os fatores que estão afetando a produtividade e realizam-se alterações no mesmo.

    1. Descrição das Obras
    2. Atualmente a metodologia está sendo empregada em quatro edificações de vários pavimentos, construídos na cidade de Cascavel, Paraná, os quais serão identificados com Obra 1, 2, 3 e 4. A construtora responsável pela execução das obras é a mesma. Todos os prédios apresentam estrutura em concreto armado.

      Descreve-se a seguir, cada uma das obras:

      a) Obra 1: Prédio comercial composto de 2 torres para salas comerciais. O levantamento de dados foi feito na 1º etapa do projeto, na construção de uma das torres. Esta 1º etapa é composta de 3 subsolos para garagens, térreo e mezanino para galeria de lojas, 16 pavimentos tipo (para 4 salas comerciais) e 17º pavimento para restaurante. O estudo do trabalho se concentra nos pavimentos tipos, com área de 201,15 m² cada. A obra não contava com grua, sendo que o transporte vertical era feito somente por guincho. As condições de organização do canteiro não eram as idéias, havendo pouco espaço para posicionar as instalações, devido ao projeto toar praticamente todo o terreno.

      b) Obra 2: Prédio comercial e residencial composto de subsolo para garagens, térreo (galeria comercial), 16 pavimentos tipo (composto por 6 kitinetes) e pavimento de cobertura. O estudo do trabalho se concentra nos pavimentos tipo, com área de 215,99 m² cada. Esta obra contava com grua e apresentava boas condições de organização do canteiro.

      c) Obra 3: Prédios exclusivamente residencial composto de subsolo para garagens, térreo 15 pavimentos tipo (com 2 apartamentos) e pavimento de cobertura. O estudo se concentra nos pavimentos tipos, com área de 284,90 m². As condições de organização do canteiro eram boas. Esta obra também não contava com grua, utilizando-se de guincho para o transporte vertical.

      d) Obra 4: Conjunto residencial composto por 8 blocos, sendo que cada bloco contém 5 pavimentos tipos (com 4 apartamentos). O estudo atualmente está sendo realizado em dois dos blocos que estão em construção. Esta obra não conta com grua, utilizando-se de guincho para o transporte vertical. O canteiro de obras apresenta bons espaços e um arranjo adequado.

    3. Coleta de Dados
    4. A coleta de dados é uma das partes mais importantes no processo de melhoria da produtividade, pois é a partir dos dados coletados em obra que se faz todo o estudo de produtividade dos diversos serviços que estão sendo analisados.

      Para realização da coleta de dados são utilizadas planilhas elaboradas especificamente para cada tipo de serviço. As planilhas devem conter a identificação do serviço, quantidade executada, tempo de oficial e servente gastos, data e dia da semana e um campo reservado para anotações de ocorrências especiais.

      Os serviços que estão em estudo e serão analisados em cada obra, na pesquisa em desenvolvimento, estão relacionados na Tabela2.

      Tabela 2 - Serviços apropriados nas obras estudadas

      Serviço

      Obra 1

      Obra 2

      Obra 3

      Obra 4

      Alvenaria interna

      X

      X

       

      #

      Alvenaria externa

      X

       

      X

      #

      Reboco interno

      X

      X

       

      #

      Reboco externo

      X

       

       

      #

      Reboco de teto

      X

      X

      X

       

      Contra-piso

      X

       

       

      A

      Estrutura

      X

      X

      X

      X

      X - Serviços apropriados;

      # - Serviços em andamento;

      A - Serviços que serão apropriados.

    5. Análise e Organização

    A organização do banco de dados é basicamente a formulação de gráficos e tabelas, que facilitam a análise do processo, através da identificação dos fatores que podem estar afetando a produtividade e possibilitam a verificação da necessidade de algum tipo de alteração do processo.

    Neste artigo será apresentado como exemplo desta organização realizada, alguns gráficos e tabelas dos dados do serviço de alvenaria interna da Obra 2. Optou-se pela apresentação de um dos serviços, pois praticamente todos os outros serviços comportam-se de forma semelhante.

    Para que o efeito aprendizagem realmente ocorra, é necessário que a execução do serviço seja contínua, sem interrupções prolongadas. A figura 1, é um exemplo de como verificar se o serviço foi contínuo e a ordem de execução das unidades. Também é possível visualizar o período gasto para execução, início e fim do trabalho, isso é, certificar-se que o serviço está dentro do cronograma previsto.

    Figura 1 - Dias gastos para execução do serviço.

    Quanto a influência dos diferentes tipos de equipes como fator que afeta a produtividade, na tabela 3 apresenta-se a variação da produtividade para os diferentes números de operários, sendo representado no gráfico da figura 2 . Nos diversos serviços da pesquisa tem se observando uma tendência de maior produtividade para pequenas equipes. Outro ponto é que diferentes equipes trabalham com diferentes faixas de produtividade. Esta é uma informação importante no planejamento de um empreendimento para a escolha dos equipes adequados.

     

    Tabela 3 - Produtividade das equipes e número de dias trabalhados.

    Equipes

    2/1

    3/2

    3/4

    4/2

    4/3

    5/2

    N.º Operários

    3

    5

    7

    6

    7

    7

    Produtividade (m²/h)

    1,95

    1,40

    1,46

    1,35

    1,35

    1,50

     

    Figura 2 - comportamento da produtividade em função da variação das equipes

     

    Um exemplo da influência do efeito aprendizagem na execução de obras repetitivas é demonstrado na figura 3, onde pode ser observado que o longo dos dias de execução do serviço de alvenaria interna dos pavimentos tipo, produtividade foi aumentando consideravelmente. Este processo mostra claramente a existência do efeito aprendizagem.

    Figura 3 - Produtividade ao longo da execução do serviço de alvenaria interna.

     

    Podemos verificar na figura 4 que o custo para execução de um serviço vario com a equipe. Normalmente, as equipes que gastam mais tempo para a execução de um serviço, custam menos. Este é um dado muito importante que pode ser comparado com obras semelhantes para o seu planejamento, quando a questão é custo ou tempo.

     

    Gráfico do custo e tempo de execução.

    A figura 5 apresenta o consumo de oficial e servente por m², e uma soma equivalente de seus consumos, através da transformação da hora-servente em hora-oficial, obtenção o consumo geral em cada pavimento. Nota-se que pelo efeito aprendizagem, o consumo cai quando o número de repetições aumenta.

    Este comportamento da curva de aprendizagem pode ser demonstrado através de modelos matemáticas que descrevem a variação da produtividade em função do número de unidades produzidas conforme artigo apresentado com dados da pesquisa para o serviço de execução de estrutura (ENEGEP).

    Figura 5 - Consumo de horas-homem por m² em relação a ordem de execução.

     

    Além dos gráficos apresentados, também são analisados gráficos que relacionam: (1) produtividade das equipes por pavimento (2) produtividade X dias de semana; (3) horas-homem gastas por pavimento; (4) produtividade X custo diário; (5) consumo de horas (m²/hh) por pavimento; (6) custo total do serviço pilo número de dias executados pela equipe; e outros.

  5. CONCLUSÃO
  6. Como resultado final, o projeto desenvolveu uma sistemática, apresentada neste artigo, que realiza todo o controle do processo, iniciando-se com a coleta de dados , organização do bando de dados, análise dos gráficos e tabelas criadas, e por fim a utilização destes dados no processo produtivo para garantia de sua melhoria.

    Através da aplicação desta metodologia, a empresa pose coletar, organizar utilizar os dados, além de poder controlar e analisar as fases de execução da obra. Deste modo, obtém um histórico dos índices de produtividade e do comportamento construtivo, podendo comparar com obras futuras, na busca de melhorias e aumento da produtividade.

  7. AGRADECIMENTOS
  8. FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos, Órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT);

    FORMATO CONSTRUÇÕES LTDA.

  9. BIBLIOGRAFIA

HEINECH, L.F. Efeito aprendizagem, efeito continuidade e efeito concentração no aumento da produtividade na alvenaria. Anais do III Simpósio de Desempenho de Materiais e Componentes de Construção Civil, Florianópolis SC, 30 e 31 de outubro, 1991.

PICCHI, Flávio Augusto. Sistemas da Qualidade: uso em empresas de construção de edifícios. Tese de Doutorado em engenharia. Escola Politécnica da USP, Vol. 2 São Paulo, 1993.

THOMAS, H.R., MATHEWS, C.T. E WARD, J.G. Learning Curve of Construction Productivity. Journal of Construction engineering and Managenment, Vol. 112, n.2, june, 1986.