ANÁLISE DO CANTEIRO DE OBRAS

 

  1. Introdução
  2. A análise do canteiro de obras consiste basicamente em avaliar o arranjo físico dos materiais e equipamentos e a sua movimentação para execução de cada tipo de serviço variado existente na edificação. A análise parte desde o local descarga dos materiais, passando pelo local mistura, transporte e execução, relacionando o fluxo de materiais, equipamento e mão de obra.

  3. Representação

Para facilitar a visualização do layout do canteiro, é utilizado representações em forma de fluxograma. Este pode ser geral, contendo todas as etapas do serviço, ou parcelado, analisando apenas uma das etapas que compõe o serviço. Deve-se adotar para cada etapa um símbolo de representação(Figura 1).

 

Figura 1 - Símbolos do Fluxograma do Processo

  

Na Figura 2 apresenta-se um exemplo de fluxograma para análise geral do serviço de alvenaria.

 

Figura 2 - Fluxograma do Processo

 

Uma representação gráfico do fluxograma pode ser criada para melhor análise, pois com essa representação, pode-se sobrepor os serviços verificando assim se existe confrontação prejudicando a sua execução. Uma amostra da representação gráfica do serviço de alvenaria encontra-se na Figura 3.

Essa análise consiste basicamente em identificar locais e dimensionamento das áreas de estocagem e operação, sistema de transporte, tempo de transporte e espera e confrontação de serviços.