HyperLinkHyperLink

 
 


Recomendações Técnicas HABITARE - vol 4

Urbanização de favelas: procedimentos de gestão

Esta edição é resultado do projeto “Manual de Qualificação de Assentamentos Urbanos Degradados”, apoiado pela Financiadora Estudos e Projetos (FINEP) por meio do Programa de Tecnologia de Habitação (Programa Habitare). A pesquisa permitiu a identificação, o registro e a avaliação de experiências de recuperação de favelas em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia. Os estudos foram realizados por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Católica de Salvador (UCSAL), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Com base nos conhecimentos adquiridos, são realizadas análises e recomendações que buscam proporcionar maior qualidade e eficiência em empreendimentos direcionados à urbanização de assentamentos degradados. A meta é oferecer subsídios a formuladores de políticas, a planejadores, projetistas e executores de programas de urbanização de favelas. Há também a expectativa de que o documento chegue a profissionais e estudiosos da área, receba críticas e contribuições, além de promover reflexões e discussões que resultem em novas iniciativas relacionadas ao tema.

Autores:

Alex Abiko é engenheiro civil, professor titular de Gestão Habitacional e Urbana da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Coordena o Grupo de Pesquisa em Engenharia e Planejamento Urbano do Departamento de Engenharia de Construção Civil - USP. E.mail: alex.abiko@poli.usp.br

Leandro de Oliveira Coelho é engenheiro civil com mestrado em planejamento urbano pela Escola Politécnica da USP. Trabalha como consultor e assessor técnico em projetos de habitação, infraestrutura e saneamento. Atualmente é servidor do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
E.mail: leandro.coelho@poli.usp.br

Referência
ABIKO, Alex; COELHO, Leandro de O. Urbanização de favelas: procedimentos de gestão. Série Recomendações Técnicas Habitare – Vol. 4. Porto Alegre: Antac, 2009, 88p. E-book: ISBN 978-85-89478-33-5.

    Nome do arquivo Tipo Tamanho
Livro completo PDF 3,22 Mb