HyperLinkHyperLink

 
 


Recomendações Técnicas HABITARE - vol 5

Urbanização de favelas: procedimentos de gestão

As Recomendações Técnicas Habitare, volume 5, reúne os princípios básicos e as práticas mais recomendadas para a aplicação de selantes em juntas de movimentações de fachadas de edifícios.

A publicação foi organizada com o objetivo de apoiar os trabalhos em obras, e traz importantes informações sobre os cuidados fundamentais necessários para o seu bom desempenho. Tais cuidados, por vezes, são negligenciados tanto pelo meio técnico quanto pela mão de obra que, por desconhecerem as corretas técnicas de dimensionamento e aplicação, incorrem na baixa qualidade das juntas, comprometendo o desempenho de todo o sistema de revestimento.

Essa publicação discute os tipos principais de selantes, suas propriedades mais relevantes, além de ensaios para avaliação de desempenho, as funções das juntas nas fachadas de edifícios, os equipamentos e a importância do projeto de uma junta com detalhes para sua correta aplicação, com a finalidade de se evitar a ocorrência de falhas. Apresenta ainda, por meio de fotos ilustrativas, as principais falhas encontradas em obras, discute as causas e soluções para minimizar e evitar estas falhas, relaciona as principais normas para a sua avaliação e propõe, ao final, um checklist que orienta sua execução e seu acompanhamento pelos aplicadores e fiscalizadores.

Essa recomendação técnica é mais uma ação do Programa Habitare na busca de melhoria da qualidade da construção civil no Brasil.

Organizadoras:

Fabiola Rago Beltrame possui graduação em Engenharia Civil pela FAAP (1993) e mestrado em Engenharia Civil pela Escola Politécnicada Universidade de São Paulo (1999). Diretora da Qualidade da BELTRAME Engenharia S.S. Ltda e Consultora Técnica da LENC Laboratório de Engenharia e Consultoria Ltda. Atua como consultora do ITEC - Instituto Tecnológico da Construção Civil e no organismo de certificação de pessoas NQCP/ IBRACON. Atua também na avaliação de materiais de construção civil, como esquadrias, vidros, argamassas e selantes, gerente técnica do PSQ de Esquadrias de Alumínio do PBQP-H, membro de Comissões de Estudos do CB-02 (Construção Civil), CB-37 (Vidro) e CB-18 (Cimentos e Argamassas).

Kai Loh é bacharel em Química pela Universidade de São Paulo (1972), Mestre e Doutora em Engenharia de Construção Civil daEscola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP), respectivamente 1992 e 1998. Professora convidada do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, desde 2000. Química Pesquisadora da Divisão de Engenharia Civil do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), durante 23 anos. Atua na área de desempenho e durabilidade de materiais de construção.

Referência
BELTRAME, Fabiola R.; LOH, Kai. Aplicação de selantes em juntas de movimentação de fachadas: boas práticas. Série Recomendações Técnicas Habitare – Vol. 5. Porto Alegre: Antac, 2009, 64p. E-book: ISBN 978–85–89478–34–2.

    Nome do arquivo Tipo Tamanho
Livro completo PDF 2,64 Mb