HyperLinkHyperLink

 
 
Ano 6 Maio/Junho 2006

Habitação social
Pesquisa identifica necessidades e preferências dos moradores de empreendimentos populares




Buscar a melhoria da moradia de interesse social a partir do estudo das necessidades, preferências, exigências e desejos dos usuários. Além disso, a partir desse conhecimento estabelecer critérios e diretrizes para o gerenciamento de requisitos dos futuros moradores de empreendimentos habitacionais de interesse social. Estas são as metas do projeto Requali, financiado pelo Programa Habitare/Finep, que está sendo executado por seis universidades. A Universidade Federal do Ceará (UFC), a Universidade Estadual do Ceará (UECE), a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Universidade Estadual de Londrina (UEL) são parceiras no desenvolvimento da pesquisa que conta também com o apoio da Caixa Econômica Federal, órgãos públicos e empresas de construção.

A rede de pesquisa está possibilitando a realização de estudos em conjuntos habitacionais do Rio Grande do Sul (na Região Metropolitana de Porto Alegre, Pelotas, Rio Grande e Santa Maria); do Paraná (Londrina); na Bahia (Salvador e Feira de Santana) e no Ceará (Fortaleza). Todas as experiências selecionadas fazem parte de programas habitacionais de interesse social, como o Programa de Arrendamento Residencial (PAR) e o Programa Habitar Brasil/BID. Estão sendo estudados cerca de 25 empreendimentos, alguns casos já em processo de análise.


Requisitos



De acordo com o coordenador geral do projeto, o professor José de Paula Barros Neto, da Universidade Federal do Ceará, a área de gerenciamento de requisitos contempla a identificação, análise, priorização, disponibilização, controle, avaliação e armazenamento das informações sobre as necessidades e preferências dos principais clientes. A expectativa é de que esse processo auxilie na melhor definição de soluções para atender às necessidades dos futuros moradores de conjuntos habitacionais populares.
 
Esse objetivo vem sendo perseguido com a identificação dos fatores de sucesso dos empreendimentos (com levantamento de pontos positivos e negativos), estudos sobre a satisfação dos clientes e os impactos das construções no entorno, entre outros. As pesquisas também estão permitindo a identificação de práticas bem-sucedidas de gestão de requisitos nestes empreendimentos, com objetivo de multiplicar os efeitos considerados positivos. Ao final, a rede pretende propor modelos de avaliação das etapas de planejamento, projeto, produção, uso e manutenção do empreendimento.

De acordo com relatórios parciais do projeto, as pesquisas relacionadas à satisfação do morador ainda são uma extensa área a ser investigada e consolidada. “No mercado habitacional brasileiro, os agentes intervenientes, em geral, não coletam sistematicamente informações relativas aos seus clientes, nem registram a evolução do desenvolvimento de seus produtos”, ressaltam os integrantes em relatórios que registram os andamentos dos trabalhos.

Diante da abrangência da pesquisa, diversas estratégias vêm sendo adotadas para comparar os diferentes estudos de casos, como desenvolvimento de protocolos comuns de coleta e análise de dados, que permitem a proposição de critérios e diretrizes para adaptação a diferentes contextos. Ao final do trabalho, além do relatório da pesquisa, está prevista a organização de uma publicação e de um site, mostrando os principais resultados para órgãos financiadores, instituições promotoras e empresas de construção.


Leita também:

Desdobramentos
Experiência oferece subsídios ao Programa PAR no Ceará


Resultados
Estudo mostra como vivem e quem são os moradores de programas direcionados à habitação de interesse social





Informações e envio
de material:

Arley Reis
Redação e Edição


Mais informações sobre o projeto:

José de Paula Barros Neto
Professor
Universidade Federal do Ceará - UFC
Carlos Torres Formoso
Professor
Norie / UFRGS
51 3316 4084


Conteúdo relacionado:

Desdobramentos
Estudo oferece subsídios ao Programa PAR no Ceará

Resultados
Projeto mostra como vivem e quem são os moradores de programas direcionados à habitação de interesse social

Projeto participativo
UFMG desenvolve ambientes simplificados de realidade virtual para facilitar compreensão de projetos arquitetônicos por mutirantes

Habitação Popular
Programa Habitare financia diagnósticos e assessoria para recuperação física e regularização de moradias