HyperLinkHyperLink

 
 

 Ano 9 Outubro 2009

Caro leitor,

Com recursos do Programa de Tecnologia de Habitação (Programa Habitare), da FINEP, a rede de pesquisa ´Ciência, tecnologia e inovação para a melhoria da qualidade e redução de custos da habitação de interesse social` executou a avaliação de mais de 150 empreendimentos habitacionais populares em cinco estados.

As pesquisas levam em conta que metodologias de avaliação estão entre os principais instrumentos para o planejamento das ações de governo, para racionalizar a utilização de recursos e para a revisão das diretrizes e normativas que orientam os programas públicos.

A matéria que abre esta edição traz resultados de um destes estudos. Desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o trabalho vem permitindo o acompanhamento de um dos maiores projetos habitacionais em andamento no país – o Programa Integrado Entrada da Cidade (PIEC), em Porto Alegre. Diagnósticos e sugestões são geradas e repassadas a gestores públicos.

Os estudos da rede buscaram explorar e desenvolver métodos de avaliação que contemplem os diversos empreendimentos habitacionais brasileiros. Além disso, as sistemáticas são direcionadas a diferentes aspectos, proporcionando análise do produto (os empreendimentos, incluindo habitação, áreas coletivas e serviços urbanos), do processo de desenvolvimento e de impactos.

Esta edição traz resultados de outro projeto integrado a esta proposta e que priorizou a análise da limpeza e gestão do lixo em condomínios populares. Seus resultados também trazem, além do levantamento de problemas e dificuldades, sugestões que podem colaborar com a qualificação de espaços coletivos na habitação de interesse social.

Inovação no desenvolvimento de painéis alveolares para habitação popular, a preparação do lançamento de um código piloto de boas práticas
para a construção civil e eficiência energética na busca materiais construtivos adequados ao clima do Nordeste são outros assuntos desta edição,

Boa leitura

Informações e envio
de material:

Arley Reis
Redação e Edição