HyperLinkHyperLink

 
 
Ano 8 Abril 2008

Casa no campo
Projeto leva inovações à habitação na área rural




A casa onde Seu Camilo morava com 15 pessoas era de chapas divisórias, aproveitadas de demolições, tinha telhas de amianto, o chão era de terra batida, não havia banheiro. Agora ele mora em uma casa de adobe (tijolo de terra crua), com telhas cerâmicas, três quartos, sala, cozinha, banheiro, despensa, lavanderia e varanda. Outros dois cômodos estão em construção com adobe.

Sua casa mudou graças ao Inovarural. Desenvolvido no assentamento rural Pirituba II, no município de Itapeva, em São Paulo, o projeto possibilitou a construção de 42 casas e a reforma de outras sete. Varandas, banheiros e tratamento de esgoto são apenas algumas das melhorias conquistadas pelos moradores que participaram da iniciativa direcionada à qualificação da habitação na área rural.


Pesquisa, formação e geração de renda



Financiado pelo Programa de Tecnologia de Habitação (Habitare), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), pela Fapesp e Caixa Econômica, entre outras instituições, o Inovarural deixou mais do que casas novas aos assentados. Mostrou ao grupo de moradores a possibilidade de usar materiais construtivos “diferentes”, capacitou jovens e adultos e viabilizou a implantação de uma marcenaria coletiva – empreendimento que já se prepara para fornecer janelas e vigas de madeira para a construção de casas em outro assentamento.

O projeto Inovarural foi executado entre 2004 e 2007, pelo Grupo de Pesquisa em Habitação e Sustentabilidade (Habis), coordenado por professores da Escola de Engenharia de São Carlos, ligada à Universidade de São Paulo (USP), e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Do ponto de vista acadêmico, foi desenvolvido buscando inovações para a habitação em três aspectos: o processo, a gestão e o produto.

Na prática, permitiu analisar e assessorar a construção de moradias com ampla participação das famílias nos projetos, nas decisões em diferentes etapas, na fabricação de componentes e na obra. Possibilitou também que o grupo de pesquisa priorizasse a construção mais sustentável, experimentando novos materiais e sistemas construtivos. Ainda cumpriu o desafio de construir com baixo custo – cada moradia saiu por menos de R$ 10.000,00.

A experiência foi reconhecida com o 10º Prêmio Banco Real - Universidade Solidária e as demandas por novos trabalhos destacam sua importância acadêmica e social. Todo o processo vem sendo documentado em vídeos e publicações, como o Caderno Amarelo, com o tema ´O encontro de famílias e assessores - organizando grupos para projetos de habitação rural`, que já está disponível para download. A expectativa é de que o trabalho seja referência para outras experiências que conciliem produção de moradias, participação e formação.


Desdobramentos



Novas frentes de trabalho ampliam o Inovarural. Está em andamento parceria do Grupo de Pesquisa em Habitação e Sustentabilidade (Habis) com a Associação AgroSepe, do Assentamento Sepe Tiaraju, em Serra Azul, São Paulo. Nesta comunidade o grupo de professores e estudantes vai assessorar a construção coletiva de 77 moradias.

Vai também experimentar sistemas de estrutura em eucalipto roliço e sistemas de vedação em terra crua, em 10 casas. Ainda mantendo o princípio de buscar inovações afinadas com a construção mais sustentável, está previsto o uso de sistemas de cobertura em painéis pré-fabricados em madeira de pinus, a implantação de sistemas de tratamento de esgoto para aproveitamento dos resíduos, de energia eólica para captação de água para algumas moradias, e de mecanismos para captação e utilização de águas pluviais.

Para experimentação de alternativas para saneamento ambiental, o Grupo Habis participará este ano do projeto “Saneamento Ambiental, Sustentabilidade e Permacultura em Assentamentos Rurais. Caso: Assentamento Rural Sepe Tiaraju”, coordenado pelo professor Bernardo Nascimento Teixeira, da UFSCar. O trabalho tem apoio financeiro da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

O Habis também faz parte da rede de Cooperação pela Habitação Rural Sustentável, coordenado pela Cooperativa de Habitação dos Agricultores Familiares. A rede conta com participação de diversas entidades que atuam na melhoria da qualidade de morar em assentamentos rurais, quilombolas, grupos indígenas e agricultores familiares.

Saiba Mais:

- Materiais "diferentes"

- Formação e capacitação

- Marcenaria Coletiva

- Instituições participantes


Informações e envio
de material:

Arley Reis
Redação e Edição


Mais informações sobre o projeto:

Akemi Ino
Professora
Escola de Engenharia de São Carlos - EESC / Depto de Arquitetura e Urbanismo
(16) 3373-9291


Conteúdo relacionado:

Pesquisa no campo 2
Análise mostra divergências entre os ideais das famílias e dos pesquisadores

Construção sustentável
Programa Habitare apóia tecnologia em madeira de florestas plantadas

Qualidade
Pesquisa da Unicamp propõe inovação no levantamento do valor desejado na habitação de interesse social

Habitação de Interesse Social
Pesquisa avalia e gera recomendações para o Programa Entrada da Cidade, de Porto Alegre