HyperLinkHyperLink

 
 
Ano 8 Abril 2008


Marcenaria Coletiva




A implantação de uma marcenaria coletiva, a Madeirarte, empreendimento assumido por mulheres e jovens do assentamento, é mais um resultado do projeto Inovarural. Durante o processo de construção das 42 casas no assentamento rural Pirituba II (SP), a Madeirarte atendeu, por meio de trocas solidárias, a produção de mais de 300 janelas de eucalipto. Agora o grupo trabalha para atender à demanda de 460 janelas para outro assentamento, na região de Ribeirão Preto (SP), a 600 quilômetros do Pirituba II.

Para implantação do empreendimento coletivo, foram visitadas duas cooperativas em São Carlos (SP) - uma de limpeza e outra de reciclagem. As visitas auxiliram na compreensão sobre o funcionamento e as dificuldades de um empreendimento do gênero. Também ajudaram na organização do grupo e na montagem do estatuto e do regimento interno da Madeirarte. “A experiência motivou a discussão sobre autogestão e economia solidária. A Madeirarte também criou oportunidades de trabalho associado para mulheres do assentamento em atividades não agrícolas”, descreve a equipe Inovarual em seus relatórios. “Aos poucos aumentam a renda das marceneiras e as potencialidades de aprendizagem de gestão coletiva de empreendimentos solidários por mulheres do assentamento”, avalia o grupo, que acompanha e incentiva outras frentes de trabalho. Uma das alternativas é o aproveitamento dos resíduos da marcenaria para produção de composto orgânico para cultivos de hortaliças. Outra possibilidade é a fabricação de pequenas peças para artesanato.

“A implementação de atividades que se articulam dentro da cadeia produtiva da madeira aumentam as possibilidades de práticas coletivas autogestionárias da Madeirarte, como uma das protagonistas na transformação da realidade local”, comemora em seus relatórios a equipe do Grupo de Pesquisa em Habitação e Sustentabilidade (Habis/USP).


- Casa no campo

- Materiais "diferentes"

- Formação e capacitação

- Instituições participantes:

Informações e envio
de material:

Arley Reis
Redação e Edição