HyperLinkHyperLink

 
 
Ano 8 Abril 2008


Materiais "diferentes"




A viga laminada pregada (uma alternativa ao modelo convencional de estrutura de cobertura), janelas produzidas com pinus e eucalipto estão entre os materiais alternativos usadas no Projeto Inovarural. A meta foi desenvolver componentes e sistemas construtivos que utilizassem recursos locais, preferencialmente renováveis.

Depois de um levantamento em 15 serrarias na região próxima ao assentamento rural Pirituba II (SP), para caracterização do consumo de toras e da produção de madeira serrada e seus resíduos, a equipe de pesquisadores do Habis/USP desenvolveu o projeto de esquadrias (batentes e folhas de janelas e de portas) utilizando eucalipto. Também trabalhou com a elaboração do projeto da viga laminada pregada (VLP) utilizando pinus de terceira, para um sistema de cobertura.

As esquadrias e vigas foram pré-fabricadas e ensaiadas em laboratório, antes que chegassem à fase de produção em série na Madeirarte.
A pesquisa também possibilitou estudos sobre a viabilidade de componentes para vedação utilizando terra crua, fibras vegetais e resíduos agrícolas. O estudo permitiu a caracterização do tipo de solo no assentamento e dos resíduos gerados pela produção agrícola na região. Oficinas foram realizadas para treinamento das famílias e produção de tijolos de terra crua. Em laboratório, ensaios foram executados para caracterização física e mecânica dos blocos e comprovação de sua qualidade.

As famílias resistiram ao material diferente e apenas um morador aceitou ter sua casa construída em adobe. A equipe de pesquisadores procurou compreender os fatores que interferem na rejeição e com a construção de uma moradia realizou estudos que comprovaram a qualidade do material e a redução de custo - a casa de Seu Camilo ficou 20% mais barata do que as que usaram tijolos de cerâmica.


- Casa no campo

- Formação e capacitação

- Marcenaria Coletiva

- Instituições participantes:

Informações e envio
de material:

Arley Reis
Redação e Edição