HyperLinkHyperLink

 
 
Ano 8 Abril 2008


Formação e capacitação




O Inovarural também promoveu formação. Cerca de 50 assentados foram capacitados para o trabalho em diferentes etapas da construção: marcação, fundação, alvenaria, cobertura e instalações elétricas e hidráulicas. Os moradores também foram preparados para atuar como representantes de comissões em atividades de gestão da obra e como auxiliares em atividades de projeto, de gestão e de construção das habitações. As marceneiras que trabalham na Madeirarte foram capacitadas para serviços especializados de marcenaria. Aprenderam a fazer vigas laminadas pregadas, folhas de janelas e batentes de janelas e portas.

Mulheres e jovens foram preparados para realizar a secagem da madeira e regular as máquinas da marcenaria, para ler os desenhos e produzir os componentes construtivos. Também foram orientados sobre como fazer o controle interno e externo do estoque de madeira e passaram por um aprendizado para aquisição de madeira serrada. Esse processo colaborou com o aprendizado de princípios do cooperativismo e da autogestão por parte dos assentados.

Em relação à formação universitária, o Inovarural foi campo para desenvolvimento de diversos estudos de graduação e de pós-graduação, colaborando com o ensino e a pesquisa em áreas como a arquitetura e a engenharia.

“Um dos desafios colocados pelo projeto foi a aprendizagem de diferentes pessoas simultaneamente às ações para a produção da moradia”, destaca a coordenadora do projeto, a professora Akemi, orientadora de diversos trabalhos desenvolvidos durante o Inovarural.

Exemplos de projetos desenvolvidos durante o Inovarural:

Dissertações
- Viabilidade Técnica e Econômica da Produção de Componentes Construtivos para Habitação Social, Utilizando Madeira de Pinus da 3ª Classe de Qualidade. 2005. Arquitetura e Urbanismo S.Carlos/USP

- Análise da sustentabilidade no processo de produção de
moradias utilizando adobe e bloco cerâmico. Caso: Assentamento Rural Pirituba II-Itapeva - SP.
2007. Arquitetura e Urbanismo S.Carlos/USP

- Caracterização do processo produtivo de esquadrias em madeira de eucalipto produzido numa marcenaria coletiva autogestionária.
2007. EESC/USP

- Análise da viabilidade de fabricação de esquadrias de madeira de plantios florestais destinadas a habitação social rural. 2006. (Em andamento)

Tese em andamento
- Análise da Viabilidade Técnica de Sistemas de Coberturas em VLP (Viga Laminada Pregada) em pinus para habitação social

Projeto de Iniciação Científica
- Análise da rejeição do material construtivo adobe no Assentamento Rural Pirituba II: reflexão a respeito dos condicionantes culturais, sócio-históricos e ideológicos. Jan/2007.

Artigo
- Questões, conflitos e potencialidades do diálogo entre moradores e arquitetos sobre materiais construtivos sustentáveis para habitação
Apresentado no Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (Entac 2004)


- Casa no campo

- Materiais "diferentes"

- Marcenaria Coletiva

- Instituições participantes:

Informações e envio
de material:

Arley Reis
Redação e Edição