HyperLinkHyperLink

 
 
Ano 8 Setembro/Outubro 2008

Habitação
Rede de pesquisa avalia empreendimentos populares em cinco estados




Mais de 150 empreendimentos habitacionais populares, localizados em cinco estados brasileiros, estão sendo analisados por uma rede de pesquisa financiada pelo Programa de Tecnologia de Habitação (Programa Habitare), da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). Os estudos buscam melhoria da qualidade e redução de custos da habitação de interesse social.

Os levantamentos e análises são executados por sete instituições: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade de Campinas (Unicamp), Universidade de São Paulo (USP) e Instituto de Pesquisa Tecnológica do Estado de São Paulo (IPT).

Os projetos estão direcionados ao desenvolvimento, aplicação e difusão de tecnologias inovadoras, envolvendo o processo de construção desde a concepção até a manutenção dos empreendimentos. Os estudos também são focados tanto em obras novas como na recuperação de edifícios.

“A rede busca um caráter multidimensional da qualidade, enfatizando as dimensões mais importantes do ponto de vista do usuário, como confiabilidade, conformidade e satisfação”, explica o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Carlos Torres Formoso, coordenador geral da rede ´Ciência, tecnologia e inovação para a melhoria da qualidade e redução de custos da habitação de interesse social`.

Um dos desafios assumidos pelas instituições é o desenvolvimento e a avaliação de novos componentes e sistemas construtivos focados nas necessidades regionais. Os grupos buscam também desenvolver um conjunto de técnicas e ferramentas para apoiar a tomada de decisão no processo de projeto de empreendimentos habitacionais de interesse social, assim como criar instrumentos para gestão de obras.

A rede ainda se propõe a desenvolver indicadores para a avaliação de produtos e empreendimentos habitacionais de interesse social. Além disso, está propondo a implantação de um sistema nacional de referenciais tecnológicos para a construção civil.

Os diferentes subtemas da rede são abordados em conjunto pelas instituições, em estudos colaborativos. Um exemplo é o trabalho direcionado ao aproveitamento de resíduos no desenvolvimento de materiais e componentes de construção. O trabalho reúne um grupo de pesquisa consolidado ─ o Núcleo de Pesquisa em Construção Civil, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) ─ , além de dois grupos considerados como emergentes neste campo, localizados na Universidade de Campina Grande (UFCG) e na Universidade de São Francisco (USF).

Uma tinta à base de gesso, tijolos de solo-cimento com aproveitamento de resíduos cerâmicos e blocos vazados com aproveitamento de agregados de resíduos de construção e de demolição estão entre os componentes em desenvolvimento. Os estudos levam em conta o crescimento das demandas por fontes alternativas de matérias-primas.


Saiba Mais:

Programas e número de empreendimentos habitacionais que estão sendo analisados:

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS):
- Programa de Arrendamento Residencial (PAR):- cerca de 60
- Operações coletivas: 1
- Programa de Subsídio a Habitação de Interesse Social (PSH): 1
- Habitar Brasil BID/Fonplata: 5

Universidade Federal de Pelotas (UFPel):
- Programa de Arrendamento Residencial: 12

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC):
- Programa de Arrendamento Residencial (PAR): 11
- Programa de Subsídio a Habitação de Interesse Social (PSH): 2

Universidade Estadual de Londrina (UEL):
- COHAB-Londrina: 8

Universidade de São Paulo (USP):
- Programa de Arrendamento Residencial: 13
- COHAB-SP: 9
- Auto-gestão: 20
- Iniciativa privada: 4

Universidade de Campinhas (Unicamp):
- Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU): 2

Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT):
- Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU): 5

Informações e envio
de material:

Arley Reis
Redação e Edição


Mais informações sobre o projeto:

Carlos Torres Formoso
Professor
Norie / UFRGS
51 3316 4084


Conteúdo relacionado:

Habitação social
Estudo alerta para desafios do novo perfil do Programa de Arrendamento Familiar

Qualidade
Pesquisa da Unicamp propõe inovação no levantamento do valor desejado na habitação de interesse social

Habitação de Interesse Social
Pesquisa avalia e gera recomendações para o Programa Entrada da Cidade, de Porto Alegre