HyperLinkHyperLink

 
 


Coletânea HABITARE - vol 5

Procedimentos de Gestão Habitacional para População de Baixa Renda

O Edital IV do Programa Habitare financiou pesquisas sobre procedimentos de gestão habitacional para população de baixa renda. O aporte de recursos permitiu a realização de estudos focados em temas como gestão da política habitacional, novas metodologias e tecnologias voltadas aos processos de gerenciamento da construção da moradia popular. Foram também avaliados diferentes modelos de construção coletiva – o mutirão por gestão institucional ou administração direta; o mutirão por co-gestão e o mutirão por autogestão. Os quatro textos deste volume da Coletânea Habitare apresentam, de forma resumida, os resultados de alguns desses trabalhos.

A pesquisa em rede permitiu avaliações comparativas em diferentes localidades, cidades e estados. Os estudos mostram que, em termos de construção coletiva, os desafios extrapolam os domínios da arquitetura e da engenharia. Se nas chamadas intervenções “conservadoras”, ou “tradicionais”, a gestão se resumia à administração financeira dos recursos e ao controle técnico da obra, em processos ditos “alternativos” há outros enfrentamentos.

Em experiências que exigem uma participação mais ativa, como nos casos do mutirão autogerido, em que os moradores assumem responsabilidades pelo projeto e controle da obra, a complexidade é ainda maior e há necessidade de uma organização mais bem planejada. Os trabalhos indicam como fundamental, além do aprimoramento dos procedimentos técnicos de projeto e execução de obras, que se estabeleça uma reflexão sobre as novas necessidades no campo da gestão de empreendimentos de interesse social.

Editores:
Adauto Lucio Cardoso e Alex Kenya Abiko
144p.
ISBN 85-89478-11-4



    Nome do arquivo Tipo Tamanho
Páginas iniciais PDF 0,55 Mb
Capítulo 1: Introdução PDF 0,16 Mb
Capítulo 2: Procedimentos de gestão de mutirão habitacional para população de baixa renta
PDF 4,01 Mb
Capítulo 3: O mutirão autogerido como procedimento inovador na produção da moradia para os pobres: uma abordagem crítica
PDF 5,37 Mb
Capítulo 4: Gestão da política habitacional em municípios metropolitanos: uma avaliação PDF 0,55 Mb
Capítulo 5: Jogando e aprendendo a construir PDF 1.32 Mb
Capítulo 6: Projetos HABITARE/FINEP, equipes e currículos dos participantes PDF 0,16 Mb
Páginas finais PDF 0.26 Mb
Volume completo PDF 11,55 Mb
Volume completo ZIP 11,38 Mb