HyperLinkHyperLink

 
 


Recomendações Técnicas HABITARE - vol 1

Revestimentos de Argamassas: boas práticas em projeto, execução e avaliação

A publicação Recomendações Técnicas para Revestimentos de Argamassas: projeto, execução e avaliação foi organizada com o objetivo de informar a sociedade técnica de engenharia sobre o atual estágio do conhecimento e as práticas mais recomendadas para projeto e aplicação de revestimentos em edifícios. Esta primeira edição reúne recomendações que são consenso entre indústria, projetistas e consultores da área.

A publicação traz informações sobre o conteúdo básico de um projeto de revestimento de fachada executado em argamassa, as principais atribuições e responsabilidades de projetistas, administradores de obras, fabricantes de argamassas e profissionais diretamente ligados à construção. A publicação também contempla orientações sobre planejamento, como o processo de escolha e contratação de profissionais. São relacionadas informações que devem ser apresentadas por fornecedores, assim como indicações sobre processos de avaliação de argamassas, tanto em estado fresco como endurecido.

Com relação à produção, trata de temas estratégicos, como treinamento, recebimento, armazenagem, rastreabilidade, preparo e controle. Os temas inspeção das fachadas, conservação e limpeza também estão contemplados.

Na introdução do trabalho, um histórico recupera o início do uso das argamassas, a evolução e causas dos principais problemas. A expectativa é a de que a publicação seja uma referência para diversos profissionais da cadeia produtiva da construção, auxiliando na busca de soluções para problemas relacionadas às argamassas, que vêm assumindo proporções alarmantes.
Editores:

Luiz Henrique Ceotto é engenheiro civil, pela Universidade de Brasília, em 1975, especialista em Gerenciamento de Obras, pela Escola Politécnica da USP, e mestre em Engenharia de Estruturas, pela Escola de Engenharia de São Carlos USP. Foi professor da UFSCar e atualmente é professor do curso de MBA em Construção Civil da Escola Politécnica da USP. Atua como diretor de construções da InPar Incorporações e Participações Ltda.

Ragueb Chauki Banduk é engenheiro civil pela Escola de Engenharia Mackenzie, em 1972. Professor na Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie desde 1973, nas disciplinas de Materiais de Construção, Patologia e Terapia das Construções. Coordenador e professor do Curso de Pós-Graduação para a formação de especialistas na área de Longevidade das Edificações, na Universidade Mackenzie, desde 2002. Foi diretor técnico e consultor da Qualitec - Engenharia Projeto e Tecnologia. Desde 2002, é diretor técnico da Pacelli, Ragueb e Associados.

Elza Hissae Nakakura é mestre em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da USP, engenheira química, bacharel em Matemática e tecnóloga em Construção Civil. Experiência e domínio na área de tecnologia de cimento e concreto; atuou por 23 anos na ABCP - Associação Brasileira de Cimento Portland. Autora e co-autora de trabalhos técnico-científicos referentes à caracterização física e mecânica de cimento, argamassas, normalização e sistemas construtivos. É membro de comissões de estudos de normalização do CB18/ABNT. Atua como consultora técnica, ministra palestras, treinamentos, cursos e consultoria nas seguintes áreas: fabricação de cimento e argamassa, revestimentos de argamassa, concreto e controle de qualidade.

Referência:

CEOTTO, Luiz Henrique; BADUK, Ragueb C.; e NAKAKURA, Elza Hissae. Revestimentos de Argamassas: boas práticas em projeto, execução e avaliação. Série Recomendações Técnicas Habitare – Vol. 1. Porto Alegre: Prolivros, 2005, 96p.

    Nome do arquivo Tipo Tamanho
Capas PDF 0,16 Mb
Capítulos 1 a 5 PDF 1,76 Mb