HyperLinkHyperLink

 
 


Recomendações Técnicas HABITARE - vol 2

Mutirão Habitacional: Procedimentos de Gestão

Esta segunda edição da série Recomendações Técnicas é um dos resultados do projeto GMUTIRÃO – Procedimentos de Gestão de Mutirão Habitacional para População de Baixa Renda. A pesquisa foi desenvolvida com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), dentro do Programa de Tecnologia de Habitação (Habitare).

Os estudos realizados em 8 empreendimentos, localizados em 7 municípios brasileiros, permitiram a identificação, o registro e a avaliação de experiências de mutirão habitacional. Além disso, viabilizaram um circuito de comunicação entre os diversos agentes do processo habitacional, possibilitando a obtenção de informações, a sistematização de dados provenientes das diversas experiências e a elaboração de diretrizes para a gestão da produção habitacional por ajuda mútua.

A expectativa é de que este material seja uma referência para pesquisadores, técnicos de instituições envolvidas com a questão da moradia para população de baixa renda, lideranças comunitárias e outros segmentos da sociedade. Com esse objetivo, traz sugestões a serem adotadas em intervenções habitacionais que envolvam o regime de mutirão - alternativa de construção habitacional baseada no esforço coletivo e organizado para a construção de moradias.

Autores:
Alex Kenya Abiko e Leandro de Oliveira Coelho.
64 p.
ISBN 85-89478-16-5

    Nome do arquivo Tipo Tamanho
Capas PDF 0,40 Mb
Capítulos 1 a 3 PDF 2,07 Mb