HyperLinkHyperLink

 
 
Ano 3 Maio 2003
  Material Alternativo
PROGRAMA HABITARE RECUPERA TECNOLOGIA DO TIJOLO DE TERRA CRUA

Para aprimorar a tecnologia e repassá-la a comunidades carentes, o projeto investiu na caracterização de tijolos de terra prensada e na otimização do processo de produção. Quantidades adequadas de terra e de cimento, usado para estabilizar ostijolos, são algumas das preocupações dos trabalhos realizados em parceria com a instituição francesa Ecole Nationale de Travaux Publics de l´Etat e a italiana Politécnico di Torino. Além de apresentar baixo custo, o tijolo de terra crua permite a redução do consumo de energia e de rejeitos no processo de produção, pois não necessita de queima, como os de argila.
   

  Qualificação
PESQUISA INVESTE NO LEVANTAMENTO DO CICLO DE VIDA DA INDÚSTRIA CERÂMICA

A indústria brasileira de cerâmica estrutural vem enfrentando uma série de problemas. De acordo com pesquisa integrada ao Programa Habtiare, o uso de tecnologia retrógrada, aliada à falta de formação gerencial, de normalização de produto e a utilização inadequada de equipamentos e técnicas são algumas das dificuldades que caracterizam a produção de telhas e tijolos – principais produtos da cerâmica estrutural no país.Os problemas têm origem no prórpio mercado consumidor, que não exige produtos com especificações definidas, ocasionando a despreocupação dos fabricantes em preparar suas empresas para demandas maiores, com dimensões padronizadas e qualidade assegurada.
   

  Lançamentos
LIVRO APRESENTA MÉTODOS E TÉCNICAS

A partir do relato de uma experiência prática – a avaliação do Conjunto Habitacional Jardim São Luís, localizado na região sudoeste de São Paulo - os arquitetos Marcelo de Andrade Romero e Sheila Walbe Ornstein apresentam no livro "Avaliação Pós-Ocupação – Métodos e Técnicas Aplicados à Habitação Social" um conjunto de instrumentos de avaliação e suas respectivas descrições, vantagens, desvantagens e os resultados finais de sua aplicação. Integrada à Coleção Habitare, a obra já está disponível para download no portal do Programa de Tecnologia Para Habitação.
   

Informações e envio
de material:

Arley Reis
Redação e Edição