HyperLinkHyperLink

 
 
Ano 4 Setembro 2004
  Habitação Sustentável
Projeto premiado tem ´raízes` no Programa Habitare

Um dos três projetos vencedores do concurso ´Melhor Prática em Construção Sustentável´, revelado durante a 11ª Conferência Latino-Americana de Construção Sustentável, tem ´raízes` no Programa Habitare. Em 1995, em sua primeira Chamada Pública, o Programa de Tecnologia de Habitação investiu recursos em um projeto direcionado à construção das normas brasileiras na área de Conforto Ambiental. Os estudos neste campo estão na base da proposta premiada, que prevê a construção de uma casa-modelo para pesquisa e demonstração de soluções inovadoras para uso racional da energia elétrica e menor impacto ambiental.
   

  Esquadrias Sociais
Estudo gera protótipos de janelas de madeira de reflorestamento

Proposto com o objetivo de adaptar a madeira de reflorestamento para a produção de janelas de baixo custo, um projeto integrado ao Programa Habitare resultou no desenvolvimento de dois modelos de venezianas. Uma versão mais complexa, a ´Janela de Correr Veneziana Vertical´, chamada de Protótipo I, privilegiou os requisitos de desempenho. O protótipo II, ´Janela Veneziana de Abrir´, foi desenvolvido levando em conta o parâmetro custo. A produção das novas esquadrias também indica uma possibilidade de geração de trabalho e renda.
   

  Gestão da qualidade
Sistema viabiliza gerenciamento móvel em obras

Com o objetivo atender à demanda de uma ferramenta capaz de suprir os sistemas de controle das empresas de construção civil com os dados primários do canteiro, equipe financiada pelo Programa Habitare desenvolveu o Sistema Integrado de Gerenciamento Móvel em Obras (SIGMO). O sistema é compatível com microcomputador do tipo PDA (Personal Digital Assistant) - sigla que significa assistente digital pessoal.
   

  Divulgação
Portal do Programa Habitare é reestruturado

O Portal do Programa de Tecnologia de Habitação (Habitare) foi reestruturado com o objetivo de ampliar a divulgação na área de tecnologia para a habitação social. No site é possível encontrar informações sobre o programa criado em 1994, pela Finep, com o objetivo de apoiar pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação na área de tecnologia do ambiente construído. Novas chamadas públicas, objetivos, linhas de ação, grupo coordenador e relação de projetos estão entre os dados apresentados.
   

  Publicações
Anais do IV Seminário Ibero-Americano da Rede CYTED são disponibilizados para download

Em sua seção de Publicações, o Programa de Tecnologia de Habitação (Habitare) está disponibilizando para download gratuito dois volumes dos Anais do IV Seminário Ibero-Americano da Rede CYTED XIV.C. O evento foi organizado com o objetivo de revisar, avaliar e aperfeiçoar políticas, estratégias e instrumentos de capacitação e transferência de tecnologias materiais e sociais para habitação.
   

Informações e envio
de material:

Arley Reis
Redação e Edição