HyperLinkHyperLink

 
 
Ano 4 Outubro/Novembro 2004
  Chamada Pública
Programa Habitare apóia novas pesquisas

Dezenove novos projetos de pesquisa receberão apoio financeiro do Programa de Tecnologia de Habitação (Habitare). A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), agência de fomento do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), divulgou no dia 29 de outubro o resultado da sexta Chamada Pública do Programa. Serão investidos R$ 3,4 milhões nas áreas de ´Tecnologias de recuperação e adequação de edificações`,´Tecnologias para a construção habitacional mais sustentável` e ´Tecnologias inovadoras para a construção habitacional`.
   

  Habitação Sustentável
Habitare colabora com a busca da sustentabilidade na construção

No campo da habitação, o conceito de sustentabilidade implica em mudanças em toda a cadeia produtiva da construção civil. O Programa Habitare vem dando sua colaboração com a busca de conhecimento em áreas como a Gestão da Qualidade e Produtividade, Normalização e Certificação, Utilização de Resíduos na Construção, Avaliação Pós-Ocupação e Avaliação de Políticas Públicas, entre outras. Na prática, as pesquisas vêm gerando resultados como novos sistemas de gestão da construção, materiais alternativos e normas que podem dar suporte à busca da habitação sustentável.
   

  Desafios
Há necessidade de inovação tecnológica e combate à informalidade

Ocupando o papel de um dos principais consumidores de matérias-primas da economia, o macro-complexo da construção civil tem papel fundamental na consolidação do desenvolvimento sustentável. A construção e manutenção de obras de habitação, estradas, hospitais e escolas, entre outras, consome até 75% dos recursos naturais extraídos. Ao mesmo tempo, o construbusiness gera mais de 15% do Produto Interno Bruto. O setor tem, ainda, importante papel social, pois é responsável pela produção da infra-estrutura coletiva do país e pela geração de boa parte dos empregos nacionais. A construção civil gera 15 milhões de empregos diretos.
   

  Avanços
Já há novos produtos e adaptações na legislação

Apesar dos desafios a serem vencidos, já é possível considerar avanços no conhecimento relacionado à sustentabilidade na habitação. Alguns foram mostrados durante a Conferência Latino-Americana de Construção Sustentável, realizada no mês de julho, em São Paulo. O encontro preparatório para terceira edição da Sustainable Building 2005 (SB´05), que será realizada no Japão, reuniu mais de 800 profissionais para a apresentação de 460 trabalhos. Fora do ambiente acadêmico também há avanços sendo conquistados, como a disponibilidade de novos materiais e componentes, além de adequações na legislação.
   

  Requisitos
Economia de energia e redução de perdas estão entre os princípios da construção sustentável

As necessidades de mudança incluem novas técnicas de mineração, substituição de matérias naturais por resíduos industriais, técnicas de projeto de construções e gestão de canteiros, remediação de áreas e proteção contra erosão. Estratégias de valorização dos recursos humanos e desenvolvimento de mecanismos que incentivem a modernização das construções existentes também são apontados como requisitos para a construção sustentável.
   

  Saiba Mais
O Construbusiness e a sustentabilidade ambiental

As atividades da consrução civil impactam o ambiente local, provocam redução de biodiversidade, interferências na paisagem e na qualidade de vida local, geram ruído e poeira e são freqüentemente ponto de insatisfação da comunidade com o setor.
   

Informações e envio
de material:

Arley Reis
Redação e Edição