HyperLinkHyperLink

 
 
Ano 5 Fevereiro 2005
  Pesquisa no campo 1
Estudos estimulam a inovação na casa rural

Construir casas de qualidade e de baixo custo, com uma área maior do que as dos programas habitacionais tradicionais, que sejam do gosto do morador e sigam princípios da habitação sustentável. Estes são objetivos do projeto ´Habitação rural com inovação no processo, gestão e produto: participação, geração de renda e sistemas construtivos com recursos locais e renováveis`. No Brasil o déficit de moradias em áreas rurais está estimado em 1,2 milhões de unidades, segundo dados de 2002 da Fundação João Pinheiro, entidade do Governo de Minas Gerais.
   

  Pesquisa no campo 2
Análise mostra divergências entre os ideais das famílias e dos pesquisadores

O choque entre as concepções de casa própria, a partir da visão de famílias assentadas no meio rural, e de pesquisadores, é analisado no artigo ´Questões, conflitos e potencialidades do diálogo entre moradores e arquitetos sobre materiais construtivos sustentáveis para habitação`. A expectativa é de que a avaliação dos dilemas contribua para o debate sobre o conceito de sustentabilidade na construção.
   

  Publicações
Edição em inglês amplia divulgação de estudos sobre o papel do Estado na habitação

Pesquisa financiada pelo Programa Habitare permitiu que fosse realizada uma análise comparativa entre diversos modelos de relação entre agentes públicos e não-públicos envolvidos com a construção da habitação social. Documentado no livro ´Pluralismo na habitação`, o estudo ganhou versão em inglês pela editora Nova Science. Assuntos como FGTS, correção monetária, salário mínimo, favelas, cortiços e mutirão estão contemplados na obra Pluralism in housing provision in developing countries: lessons from Brazil.
   

  Banco de Dados
Experiências de produção da habitação popular são organizadas em acervo digital

O acervo que conta com o cadastro de cerca de 500 experiências e empreendimentos de habitação popular foi desenvolvido junto ao Laboratório de Estudos Sobre Urbanismo, Arquitetura e Preservação, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP). Cada uma das experiências conta com informações como localização, datas de início e término, a área do terreno, sistema construtivo e empresa executora, entre outras.
   

  Qualidade
Construção Civil poderá ter novos laboratórios credenciados

A Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) está buscando seu credenciamento junto ao Inmetro para realização de ensaios de construção civil. O objetivo é que os laboratórios de tecnologia da universidade passem a fazer parte da Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaios.
   

Informações e envio
de material:

Arley Reis
Redação e Edição