HyperLinkHyperLink

 
 
Ano 4 Março 2004
  Novos Materiais
PRODUTO ALTERNATIVO AO AMIANTO SERÁ PATENTEADO

A USP está solicitando o patenteamento do produto final e dos processos de produção de uma telha alternativa em fibrocimento vegetal. A meta é a substituição do amianto, fibra mineral que apresenta riscos potenciais à saúde e é largamente usado na fabricação de telhas e caixas d'água.
   

  Protótipo
PROJETO INVESTE NA CERÂMICA ESTRUTURAL PARA CONSTRUÇÃO DE CONJUNTOS HABITACIONAIS

Vislumbrando uma alternativa para construção de conjuntos habitacionais de quatro a cinco andares, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está integrada ao Programa de Tecnologia de Habitação (Habitare) desenvolvendo um processo construtivo em painéis pré-moldados de cerâmica estrutural.
   

  Disseminação do Conhecimento
PROJETO DA FINEP CHEGA A MAIS DE 19 MIL REFERÊNCIAS SOBRE HABITAÇÃO

Mais de 11 mil artigos publicados em congressos, 1.410 teses e dissertações, 949 livros, 901 normas técnicas, 259 relatórios técnicos. Estes e outros documentos compõem o acervo do Centro de Referência e Informação em Habitação (Infohab - http://www.infohab.org.br). A estatística do site mostra a possibilidade de pesquisa em 19.165 documentos cadastrados desde 2000, ano de implantação do banco de dados com apoio do Programa de Tecnologia de Habitação (Habitare/FINEP). O Habitare é financiado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, através da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), conta também com recursos da Caixa Econômica Federal e do CNPq.
   

  Publicações
PRIMEIRA COLETÂNEA HABITARE ESTÁ COMPLETA

O Programa de Tecnologia de Habitação completou a edição de sua primeira Coletânea Habitare. O objetivo do conjunto de quatro livros é difundir resultados do programa que desde 1994, com financiamento e coordenação da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP/MCT), além de recursos da Caixa Econômica Federal e do CNPq), vem permitindo o desenvolvimento de estudos e a busca de soluções para o problema habitacional brasileiro. Os quatro volumes da Coletânea estão disponibilizados para download no site do Programa Habitare.
   

  Entrevista: Laila Nazem Mourad/Ministério das Cidades
"Um esforço de parcerias para atendimento aos grandes problemas habitacionais e conseqüentemente sociais do país"

Parceiros, o Ministério de Ciência e Tecnologia, por meio de sua Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), e o Ministério das Cidades, integram o grupo coordenador do Programa de Tecnologia de Habitação (Habitare). Criado em 1994, o Programa Habitare já investiu mais de R$ 10 milhões em áreas como avaliação de políticas públicas, disseminação e avaliação do conhecimento, gestão da qualidade e produtividade, entre outras. Nesta entrevista, a diretora de Desenvolvimento Institucional e Cooperação Técnica da Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Laila Nazem Mourad, fala sobre as expectativas com relação ao Programa Habitare. Para a arquiteta e urbanista, o Habitare tem gerado conhecimento que pode ser aproveitado em diferentes linhas de ação do Ministério das Cidades, indicando caminhos e subsidiando intervenções para enfrentamento quantitavivo e qualitativo do déficit habitacional brasileiro.
   

Informações e envio
de material:

Arley Reis
Redação e Edição