HyperLinkHyperLink

 
 
Ano 6 Janeiro 2006
  
RETROSPECTIVA 2005

As reportagens produzidas em 2005 compõem nossa retrospectiva. São mais de 30 textos que divulgam objetivos, resultados ou desdobramentos das pesquisas financiadas pelo Programa de Tecnologia de Habitação (Habitare).
   

  Dezembro / 2005
Programa Habitare apóia projetos que buscam soluções para o problema provocado pelos resíduos da construção

Em linhas como Utilização de Resíduos na Construção; Normalização e Certificação; Construção e Meio Ambiente; Gestão da Qualidade e Produtividade e Tecnologias para Construção Mais Sustentável, vêm sendo obtidos resultados que poderão também contribuir com a implementação de normalizações, como a Resolução 307 do Conama, que busca disciplinar o destino desse resíduo.
   

  Agosto / 2005
Mercado informal de terras nas cidades brasileiras será estudado

   

  Outubro / 2005
Projeto busca popularizar conceito de Habitação Saudável

   

  Março / 2005
Pesquisa avalia mutirão administrado pelos moradores

Objeto de diferentes pesquisas financiadas pelo Programa de Tecnologia de Habitação (Habitare/Finep), o processo de mutirão foi abordado também no projeto ´Procedimentos Inovadores de Gestão da Produção Habitacional para População de Baixa Renda - Rede de Pesquisa Progest`. O objetivo foi identificar, registrar, avaliar e disseminar procedimentos inovadores de gestão da produção de moradias populares.
   

  Maio / 2005
Projeto desenvolve jogos para ensinar a construir

O projeto de pesquisa "Mutirão São Gabriel: tecnologias avançadas de informática para novas formas de autogestão", financiado pelo Programa Habitare, busca qualificar a participação de mutirantes no processo de construção de moradias populares. Usando a atração do videogame, pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) desenvolveram games didáticos para auxiliar o aprendizado de técnicas construtivas. A partir do projeto surgiram os jogos do Canteiro, da Marcação e da Fundação. A série de games foi concebida para ser executada em uma configuração básica e acessível a telecentros comunitários e escolas públicas.
   

  Fevereiro / 2005
Estudos estimulam a inovação na casa rural

Construir casas de qualidade e de baixo custo, com uma área maior do que as dos programas habitacionais tradicionais, que sejam do gosto do morador e sigam princípios da habitação sustentável. Estes são objetivos do projeto ´Habitação rural com inovação no processo, gestão e produto: participação, geração de renda e sistemas construtivos com recursos locais e renováveis`. No Brasil o déficit de moradias em áreas rurais está estimado em 1,2 milhões de unidades, segundo dados de 2002 da Fundação João Pinheiro, entidade do Governo de Minas Gerais.
   

Informações e envio
de material:

Arley Reis
Redação e Edição