HyperLinkHyperLink

 
 
Ano 3 Dezembro 2003
  Chamada Pública
FINEP APROVA NOVOS PROJETOS PARA O PROGRAMA HABITARE

A Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) aprovou o financiamento de 19 novos projetos para o Programa de Tecnologia de Habitação (Finep). O processo de seleção seguiu os requisitos da Chamada Pública MCT/FINEP/Fundo Verde-Amarelo 01/2003. Foram inscritas 54 propostas. O programa Habitare conta com recursos do Fundo Verde-Amarelo e da Caixa Econômica Federal. O julgamento das propostas apresentadas envolveu duas etapas: pré-qualificação e avaliação de mérito
   

  Resíduos
PROJETO BUSCA ALTERNATIVAS PARA PRODUÇÃO DE MATERIAIS COM FIBRAS DE SISAL

Levando em conta o potencial econômico da fibra de sisal e a importância de sua cultura no nordeste baiano, um projeto integrado ao Programa Habitare tem o objetivo de desenvolver componentes em sisal-argamassa para a habitação. O projeto vem sendo desenvolvido pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em parceria com uma cooperativa popular formada por jovens da região sisaleira do nordeste baiano, a Cooperjovens. O projeto ´Desenvolvimento de componentes de edificações em fibra de sisal-argamassa a serem produzidos de forma autogestionária / Prosisal´ conta com apoio financeiro da Finep, através do Programa Habitare, do Banco do Nordeste e do Programa Nacional de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares (Proninc). A meta do projeto é estimular a criação de oportunidades de trabalho e renda através da estruturação de formas solidárias de produção, pesquisa tecnológica, disponibilização de conhecimentos e articulação com sociedade organizada.
   

  Gerenciamento da Construção
Projeto busca modelo de gestão para empreendimentos sociais

O trabalho de uma rede de seis universidades e 27 empresas de construção está permitindo o desenvolvimento de um modelo de gestão para empreendimentos de habitação de interesse social. O objetivo do trabalho colaborativo é desenvolver um modelo para o gerenciamento integrado do desenvolvimento do produto e produção voltado à redução de perdas. O projeto pretende também dar suporte ao desenvolvimento de modelos de processos, ferramentas de apoio à tomada de decisão e construção de indicadores de desempenho.
   

  Protótipos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA FINALIZA PROTÓTIPOS DA HABITAÇÃO

Em sistema de autoconstrução, realizado com a participação de famílias dos futuros moradores, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) ergueu cinco protótipos voltados à habitação social. O objetivo das construções é associar aspectos técnicos e econômicos para proporcionar condições dignas de moradia. As casas foram construídas nas cidades de Santa Maria e de Santa Cruz do Sul. A iniciativa conta com financiamento da FINEP, dentro do Programa de Tecnologia de Habitação (Habitare), da Caixa Econômica Federal e Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (Antac). Conta também com a parceria com outras instituições, entre elas a Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul e a Fundação de Apoio à Tecnologia e Ciência (Fatec).
   

  Publicação
Habitare lança obra sobre utilização de resíduos na construção

A utilização de resíduos na construção é tema do quarto volume da Coletânea Habitare. O livro completa o conjunto de edições voltadas à divulgação de alguns dos primeiros resultados do Programa de Tecnologia de Habitação (Habitare). Na edição sobre resíduos, artigos escritos por coordenadores e integrantes de suas equipes de pesquisa relatam trabalhos envolvendo cinzas pesadas, escória de aciaria, lodos de esgoto e detritos da construção e demolição. De acordo com os organizadores, professora Janaíde Cavalcante Rocha, da Universidade Federal de Santa Catarina, e Vanderley M. John, do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da USP, o livro traz exemplos de pesquisas que buscam o desenvolvimento de tecnologias ambientalmente eficientes e seguras para reciclagem de resíduos.
   

Informações e envio
de material:

Arley Reis
Redação e Edição