HyperLinkHyperLink

 
 
Ano 8 Setembro/Outubro 2008
  Design sustentável
Universidade Federal do Paraná desenvolve kits de mobiliário-divisória para habitações populares

Até o final de agosto o projeto Kits Faça-Você-Mesmo da UFPR vai beneficiar uma família moradora da COHAB-Paraná. Os moradores vão experimentar uma solução de mobiliário-divisória, produto desenvolvido pelo Núcleo de Design e Sustentabilidade da Universidade Federal do Paraná (NDS/UFPR). As pesquisas já possibilitaram também o desenvolvimento de propostas para Kits de tesouras de cobertura e estudos preliminares para kits de coleta de água de chuva.
   

  Banco de Dados
Equipe da UFMG implementa sistema para facilitar escolha de componentes e materiais construtivos

Banco de dados de componentes e processos construtivos será disponibilizado na internet para ser ampliado por usuários da comunidade da construção civil. Objetivo é disponibilizar informações para auxiliar projetistas, construtores e outros interessados nas decisões de projeto e construção – especialmente aquelas relacionadas à construção habitacional de pequeno ou médio porte, à autoconstrução e propostas habitacionais de gestão participativa
   

  Construção Civil
Pesquisas comprovam viabilidade técnica de substituir cimento por resíduos de rochas ornamentais

Os dados foram obtidos a partir do projeto ´Utilização de resíduo de serragem de rochas ornamentais (RSRO) para produção de peças pré-moldadas para habitação de interesse social`, desenvolvido pela Universidade Estadual de Feira de Santana, em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo.
   

  Habitação
Rede de pesquisa avalia empreendimentos populares em cinco estados

Um dos desafios assumidos pelas instituições é o desenvolvimento e a avaliação de novos componentes e sistemas construtivos focados nas necessidades regionais. Os estudos são focados tanto em obras novas como na recuperação de moradias.
   

  Publicações
Habitare disponibiliza 20 livros para download gratuito

As obras contemplam áreas como construção sustentável; resíduos; planejamento de canteiros; avaliação pós-ocupação; inovação e gestão da qualidade e produtividade; normalização e certificação; habitação e encostas. As publicações sistematizam conteúdo produzido a partir das pesquisas apoiadas pelo Programa de Tecnologia de Habitação (Programa Habitare).
   

Informações e envio
de material:

Arley Reis
Redação e Edição