HyperLinkHyperLink

 
 
Ano 8 Dezembro 2008
  Habitação social
Estudo alerta para desafios do novo perfil do Programa de Arrendamento Familiar

Meta do trabalho da Universidade Federal de Pelotas não é apenas a execução de diagnósticos, mas gerar conhecimento e tecnologias para colaborar com o processo de projeto, construção e gestão da moradia de interesse social. A equipe participa da rede cooperativa de pesquisa ´Ciência, tecnologia e inovação para a melhoria da qualidade e redução de custos da habitação de interesse social`.
   

  Construção sustentável
Programa Habitare apóia tecnologia em madeira de florestas plantadas

O projeto é desenvolvido junto ao Grupo Interdisciplinar de Estudos de Madeira (GIEM), ligado ao Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A equipe estuda a aplicação racional e responsável das madeiras, em especial de espécies de florestas plantadas, como pinus e eucaliptos
   

  Ambiente
Uso da madeira de florestas plantadas pode colaborar com redução do efeito estufa

Ao invés de gerar gás carbônico, como acontece na produção do cimento e de blocos, por exemplo, o emprego de espécies como pinus e eucalipto é capaz de colaborar com a retirada de gases nocivos da atmosfera. Dessa forma, faz o seqüestro de carbono – um dos vilões do aquecimento global.
   

  Novos Materiais
Rede de pesquisa investe em protocolo para avaliação do impacto ambiental de produtos com adição de resíduos

Equipe propõe informações básicas que não devem ser deixadas de lado na avaliação de um componente ou material construtivo que tenha resíduo em sua composição. A proposta inclui procedimentos para determinação das concentrações potencialmente poluentes e detecção de constituintes lixiviados e solubilizados.
   

  Sistema Construtivo
Universidade Federal da Paraíba desenvolve proposta modular à base de blocos de gesso

O sistema é composto por três tipos de blocos de encaixe, sendo um de canto. A peça principal possui características de um painel, com 90 centímetros de altura. As dimensões dos blocos e do sistema, bem como do projeto, são múltiplos inteiros de 10 centímetros – unidade básica da coordenação modular no Brasil.
   

Informações e envio
de material:

Arley Reis
Redação e Edição