HyperLinkHyperLink

 
 
Ano 9 Janeiro 2009
  Retrospectiva 2008
Dezembro: Estudo alerta para desafios do novo perfil do Programa de Arrendamento Familiar

Meta do trabalho da Universidade Federal de Pelotas não é apenas a execução de diagnósticos, mas gerar conhecimento e tecnologias para colaborar com o processo de projeto, construção e gestão da moradia de interesse social. A equipe participa da rede cooperativa de pesquisa ´Ciência, tecnologia e inovação para a melhoria da qualidade e redução de custos da habitação de interesse social`.
   

  
Setembro/Outubro: Universidade Federal do Paraná desenvolve kits de mobiliário-divisória

Até o final de agosto o projeto Kits Faça-Você-Mesmo da UFPR vai beneficiar uma família moradora da COHAB-Paraná. Os moradores vão experimentar uma solução de mobiliário-divisória, produto desenvolvido pelo Núcleo de Design e Sustentabilidade da Universidade Federal do Paraná (NDS/UFPR). As pesquisas já possibilitaram também o desenvolvimento de propostas para Kits de tesouras de cobertura e estudos preliminares para kits de coleta de água de chuva.
   

  
Julho: Pesquisas “dissecam” revestimento de argamassa e buscam avanço tecnológico para a construção civil brasileira

Os desafios são enfrentados por meio do Consórcio Setorial para Inovação em Tecnologia de Revestimentos de Argamassa (Consitra), um esforço que une a Escola Politécnica da USP e a Universidade Federal de Goiás a uma série de entidades diretamente interessadas na melhoria da qualidade dos revestimentos.
   

  
Abril: Projeto leva inovações à habitação na área rural

O Inovarural foi executado entre 2004 e 2007, viabilizando análise e assessoria na construção de moradias no assentamento rural Pirituba II, no município de Itapeva, em São Paulo. Toda pesquisa contou com ampla participação das famílias nas diferentes etapas. O trabalho mostrou ao grupo de moradores a possibilidade de usar novos materiais construtivos, capacitou jovens e adultos e viabilizou a implantação de uma marcenaria coletiva.
   

  
Fevereiro: Pesquisa mostra como funciona o mercado imobiliário nas favelas brasileiras

Estudo realizado em áreas de pobreza nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Recife, Florianópolis, Salvador, Brasília e Belém revela um intenso mercado de venda, compra e locação de imóveis. Para os pesquisadores, alguns resultados são inesperados, como o grande crescimento dos aluguéis nestas comunidades. Os relatórios finais já estão no Portal Habitare.
   

Informações e envio
de material:

Arley Reis
Redação e Edição