HyperLinkHyperLink

 
 
Ano 3 Outubro 2003
  
EDITAL ABRE INSCRIÇÕES PARA NOVOS PROJETOS NO PROGRAMA HABITARE

O novo Edital destina às pesquisas na área de habitação R$ 2,5 milhões, recursos não-reembolsáveis provenientes do Fundo Verde-Amarelo. A data final para apresentação de projetos é 12 de novembro. O formulário de apresentação de propostas já está disponível no site da FINEP. A chamada contempla duas linhas temáticas: ´Tecnologias Construtivas Inovadoras e Gestão da Cadeia Produtiva´ e ´Procedimentos Inovadores em Gestão do Ambiente Construído´. Para implementação das pesquisas o Programa estimula a cooperação entre universidades, institutos de pesquisas, empresas e organizações do terceiro setor.
   

  
HABITARE COLABORA COM A PRODUÇÃO DAS NORMAS BRASILEIRAS DE CONFORTO AMBIENTAL

Os novos textos normativos serão referências para que arquitetos, engenheiros, projetistas e planejadores tirem proveito das condições naturais do clima e da iluminação, escolhendo mais criteriosamente materiais e componentes, em especial para a habitação de interesse social. As normas também poderão subsidiar a construção de ambientes mais adequados do ponto de vista acústico. Os documentos de desempenho térmico e iluminação natural são as primeiras normas brasileiras de conforto ambiental. Depois de oito anos de discussões, revisões, reuniões virtuais e presenciais, os textos aguardam publicação pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
   

  
QUATRO DOCUMENTOS ORIENTAM O USO DA ILUMINAÇÃO NATURAL NA CONSTRUÇÃO

O conjunto de quatro novas normas apresenta informações que podem auxiliar profissionais envolvidos no projeto de construções. Os documentos disponibilizam métodos de cálculo e verificação dos níveis de iluminação natural no exterior e interior das edificações. O objetivo é uniformizar os procedimentos básicos para a consideração e avaliação da luz natural em edificações. Os textos foram baseados em documentos produzidos por duas grandes associações – a Illuminating Engineering Society of North América (IESNA) e a européia Commission Internacionale de Eclairage (CIE).
   

  
DESEMPENHO ACÚSTICO GANHA NOVAS NORMAS E REVISÕES DE TEXTOS JÁ EXISTENTES

Na área de desempenho acústico, o projeto de Normalização em Conforto Ambiental, financiado pelo Programa Habitare permitiu a revisão de duas normas já existentes e a concepção de outros dois textos normativos. Os procedimentos de revisão permitiram a discussão e avaliação da NBR 10151-1987 (que apresenta métodos para avaliar e medir os níveis de ruído em áreas habitadas visando o conforto da comunidade) e da NBR 10152-1987 (que apresenta níveis de pressão sonora atualizados e adequados para o conforto acústico). Um dos avanços, na opinião dos pesquisadores envolvidos o projeto, é o aumento do número de alternativas de classificação dos ambientes (área estritamente residencial, área mista etc.).
   

  
HABITARE PUBLICA OBRA SOBRE NORMATIZAÇÃO E CERTIFICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO

O livro ´Normalização e Certificação na Construção Habitacional´ mostra como o Programa de Tecnologia Para Habitação (Habitare) vem estimulando a comunidade técnica nacional a contribuir para o processo de concepção de normas técnicas aplicadas à produção da habitação de interesse social. Integrada à Coletânea Habitare, a obra está sendo distribuída gratuitamente para universidades e bibliotecas técnicas, além de estar disponibilizado na página do Programa Habitare para download gratuito. Os organizadores são os professores Humberto Ramos Roman, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e Luis Carlos Bonin, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
   

Informações e envio
de material:

Arley Reis
Redação e Edição